Ideias de Ana Cristina Muscas Caldeira
Os ambientes digitais são ótimos suportes para a aprendizagem, por serem locais de interação, de colaboração e de construção coletiva do conhecimento. As tecnologias alteraram significativamente as formas de comunicação e interação, promovendo um progressivo aumento das formas de diálogo, da autonomia e controle do aluno sobre a própria aprendizagem e por fim, da ênfase no desenvolvimento do pensamento reflexivo e não apenas da mera compreensão ou memorização.
Os ambientes digitais são ótimos suportes para a aprendizagem, por serem locais de interação, de colaboração e de construção coletiva do conhecimento. As tecnologias alteraram significativamente as formas de comunicação e interação, promovendo um progressivo aumento das formas de diálogo, da autonomia e controle do aluno sobre a própria aprendizagem e por fim, da ênfase no desenvolvimento do pensamento reflexivo e não apenas da mera compreensão ou memorização.
HARASIM (2003) cita 5 características próprias dos ambientes digitais de
aprendizagem: assíncronicidade, baseados na comunicação escrita (“text-based”), de
muitos para muitos, independente de local e mediada por computador.
A predominância do texto escrito como forma de comunicação, junto com a possibilidade de registro e armazenamento das interações, enriquece a análise e compreensão dos percursos de aprendizagem dos alunos.
A contextualização é um dos princípios mais importantes para o planejamento educacional. Considerar as características particulares dos ambientes onde ocorrem as aprendizagens, assim como as relações que emergem da interação dos seus diferentes elementos é condição necessária para que as aprendizagens sejam significativas.
Considerando que a avaliação é parte do processo, e não apenas uma de suas etapas, podemos dizer também que o contexto redefinirá a forma como a avaliação da aprendizagem deve ser realizada nos ambientes digitais de aprendizagem. Daí a importância de não procurar apenas uma adaptação dos antigos modelos de avaliação da aprendizagem. Este novo contexto pressupõe outro paradigma educacional, desafio para professores e profissionais da educação, assim como para os próprios alunos envolvidos nos processos.
A predominância do texto escrito como forma de comunicação, junto com a possibilidade de registro e armazenamento das interações, enriquece a análise e compreensão dos percursos de aprendizagem dos alunos.
A contextualização é um dos princípios mais importantes para o planejamento educacional. Considerar as características particulares dos ambientes onde ocorrem as aprendizagens, assim como as relações que emergem da interação dos seus diferentes elementos é condição necessária para que as aprendizagens sejam significativas.
Considerando que a avaliação é parte do processo, e não apenas uma de suas etapas, podemos dizer também que o contexto redefinirá a forma como a avaliação da aprendizagem deve ser realizada nos ambientes digitais de aprendizagem. Daí a importância de não procurar apenas uma adaptação dos antigos modelos de avaliação da aprendizagem. Este novo contexto pressupõe outro paradigma educacional, desafio para professores e profissionais da educação, assim como para os próprios alunos envolvidos nos processos.
SUGESTÕES DE LEITURAS:
Avaliação da aprendizagem em meios digitais: novos contextos
http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/033-tc-a4.pdf
AMBIENTES DIGITAIS INTERATIVOS E O POTENCIAL PEDAGÓGICO
http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario4/trab/hncc_dmvb.pdf
Abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem
http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2
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