quinta-feira, 2 de junho de 2016

Ambientes Digitais de Aprendizagem

Ideias de Ana Cristina Muscas Caldeira

Os ambientes digitais são ótimos suportes para a aprendizagem, por serem locais de interação, de colaboração e de construção coletiva do conhecimento. As tecnologias alteraram significativamente as formas de comunicação e interação, promovendo um progressivo aumento das formas de diálogo, da autonomia e controle do aluno sobre a própria aprendizagem e por fim, da ênfase no desenvolvimento do pensamento reflexivo e não apenas da mera compreensão ou memorização.

HARASIM (2003) cita 5 características próprias dos ambientes digitais de aprendizagem: assíncronicidade, baseados na comunicação escrita (“text-based”), de muitos para muitos, independente de local e mediada por computador.

A predominância do texto escrito como forma de comunicação, junto com a possibilidade de registro e armazenamento das interações, enriquece a análise e compreensão dos percursos de aprendizagem dos alunos.

A contextualização é um dos princípios mais importantes para o planejamento educacional. Considerar as características particulares dos ambientes onde ocorrem as aprendizagens, assim como as relações que emergem da interação dos seus diferentes elementos é condição necessária para que as aprendizagens sejam significativas.

Considerando que a avaliação é parte do processo, e não apenas uma de suas etapas, podemos dizer também que o contexto redefinirá a forma como a avaliação da aprendizagem deve ser realizada nos ambientes digitais de aprendizagem. Daí a importância de não procurar apenas uma adaptação dos antigos modelos de avaliação da aprendizagem. Este novo contexto pressupõe outro paradigma educacional, desafio para professores e profissionais da educação, assim como para os próprios alunos envolvidos nos processos.

SUGESTÕES DE LEITURAS:

Avaliação da aprendizagem em meios digitais: novos contextos
http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/033-tc-a4.pdf

AMBIENTES DIGITAIS INTERATIVOS E O POTENCIAL PEDAGÓGICO
http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario4/trab/hncc_dmvb.pdf

Abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem
http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2

Nenhum comentário:

Postar um comentário