quinta-feira, 2 de junho de 2016

O QUIZ COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

A implementação de Quizzes, ou seja, jogos de perguntas e respostas na educação é uma ferramenta eficaz na construção de conhecimentos, na preparação de questões e como método avaliativo escolar. Como muitos alunos possuem grande dificuldade em aprender, a utilização de quizzes como recurso didático poderia auxiliar o aluno a aprender de maneira simples e lúdica.

O emprego de novos recursos didáticos deve objetivar o aprimoramento desse processo, portanto, o uso dessas dinâmicas em sala de aula, não só permeia uma nova estratégia para apropriação do conhecimento, como também incentiva uma reflexão sobre a necessidade de criação de novas ferramentas que apoiem o ensino. Com o advento do computador, a educação ganhou um instrumento valioso no processo de ensino-aprendizagem, juntamente com o quiz, os quais aumentam o nível de curiosidade e tornam os conteúdos disciplinares mais atrativos.

Alguns estudos têm demonstrado a utilização do quiz em diferentes áreas do conhecimento, verificando a sua eficácia como recurso pedagógico que motiva a ação dos estudantes e auxilia no processo de aprendizagem.

O Quiz on-line pode ainda ser empregado em diferentes disciplinas e é caracterizado por atividades que podem ser realizadas dentro ou fora do espaço escolar (local onde ocorrem relações sociais), através de ferramentas tecnológicas, colaborando de forma eficaz, seja na construção de conhecimentos, ou no processo de avaliação do aluno (ARAÚJO, 2011 apud ALVES, 2015, p.5).

PARA SABER MAIS:

O QUIZ COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO EDUCACIONAL
http://www.pe.senac.br/ascom/congresso/anais/2015/arquivos/pdf/comunicacao-oral/O%20QUIZ%20COMO%20RECURSO%20PEDAG%C3%93GICO%20NO%20PROCESSO%20EDUCACIONAL%20apresenta%C3%A7%C3%A3o%20de%20um%20objeto%20de%20aprendizagem.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário