Semana 03/15

Prefeitura de Flores da Cunha
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Setor Pedagógico


TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO:
recursos para a aprendizagem

SEMANA 03 - 15 de junho

ENCONTRO PRESENCIAL:


1. Retomando...

Na aula anterior nós:
  • conversamos sobre webcurrículo e quais são as contribuições propiciadas pelo uso das TDIC na aprendizagem, no ensino e no desenvolvimento do currículo;
  • construímos infográficos utilizando o Piktochart;
  • falamos sobre a WEB 2.0 e seu potencial para a educação.

2. Hipertexto e hipermídia:

Debater os conceitos de hipertexto e hipermídia, evidenciando que o texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial oferece um novo meio de leitura e de escrita.

O hipertexto é um documento eletrônico composto de nodos ou de unidades textuais interconectados que formam uma rede de estrutura não-linear, por meio de links, que são as conexões feitas entre nós em um hipertexto. Os nós podem ser trechos, palavras, figuras, imagens ou sons no mesmo documento ou em outro documento hipertexto. Formado por uma série de parágrafos conectados eletronicamente entre si e com outros textos, através de múltiplas ramificações, trajetórias e enlaces, o hipertexto permite uma conexão mais próxima entre a forma do pensamento humano e sua representação escrita. 
A hipermídia é a associação entre hipertexto e multimídia. Textos, imagens e sons tornam-se disponíveis à medida que o usuário percorre as ligações existentes entre eles. A WWW é o sistema hipermídia mais conhecido na atualidade. Sua independência de plataforma e a possibilidade de agregar novos recursos e serviços aos documentos apresentados implicam a facilidade de execução dos vários recursos pedagógicos.

3. Prezi:

Apresentar um recurso online que representa muito bem o conceito de hipermídia, o Prezi:
• O que é?
• Para que serve?
• Como utilizá-lo? 
Criar apresentações online, a partir da sua área de atuação. Com partilhar com os colegas as produções e as descobertas.

Imagem em fotosearch.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário