quinta-feira, 12 de maio de 2016

Para entender o fenômeno do YouTube e dos youtubers

Você já ouviu fala em youtuber? São jovens que estão hipnotizando os adolescentes na internet.
Populares e bem sucedidos, eles são os novos formadores de opinião e produtores de conteúdo online, que tem seduzido nossos alunos. E todo este sucesso com o público adolescente se dá a partir do que criam com uma câmera na mão, uma ideia na cabeça e uma plataforma como o YouTube.

O YouTube tem aberto espaço para que todos possam se expressar e os jovens têm aderido significativamente a este fenômeno. Novos mercados estão surgindo e os jovens produtores de conteúdo vêm se destacando com vídeos criativos e informativos. E eles vivem do excelente desempenho de seus canais e dos frutos que isso rende, longe da faculdade ou da carteira assinada.

Mas o que mudou com este novo movimento? Afinal, produzimos conteúdo audiovisual há muito tempo!

Um jovem falante na frente de uma câmera não é exatamente uma novidade no mundo virtual. Há mais de dez anos existem vlogueiros, que criam seus vídeos especificamente para a internet e publicam o material com regularidade. O que mudou no último ano foi a fidelização do público. Formou-se uma base de fãs/seguidores fiéis. A proximidade com o público parece ser o grande trunfo. 

As brincadeiras sobre o nada existem e rendem milhões de visualizações a vídeos que estão um pouco longe de serem apreciados, digamos, por “adultos”. Mas há espaço também para falar sobre política, educação e ciência e, ainda assim, conquistar uma base de jovens fãs.

O Jornal O Globo publicou uma matéria contando sobre eles. Quer saber mais? Acesse o link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário