Currículo, Tecnologia e Cultura Digital: espaços e tempos de web currículo
http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/5676/4002
Resumo: Este artigo busca refletir sobre as contribuições propiciadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na aprendizagem, no ensino e no desenvolvimento do currículo,identificar as possibilidades de mudanças educacionais evidenciadas com sua inserção nas escolas ligadas a distintos sistemas de ensino público ou privado. Tem como argumento central a integração das tecnologias ao currículo, desenhando o termo web currículo para cunhar esse conceito em construção. Toma como elemento fundante para esta construção o conceito de currículo enquanto uma construção social que se desenvolve na ação, em determinado tempo, lugar e contexto, com o uso de instrumentos culturais presentes nas práticas sociais. Para contribuir com essa construção, este artigo pontua, ainda, alguns dos temas que emergiram em relevantes debates entre educadores durante a realização do I e II Seminário Web Currículo.Clique aqui para acessar o artigo online. Sugiro uma leitura atenta do terceiro capítulo, que trata especificamente sobre o que é webcurrículo. Mas sinta-se a vontade para ler todo o texto e pesquisar mais sobre o tema.
Registre suas descobertas e considerações acerca da leitura aqui nos comentários.
Imagem em http://salaaberta.files.wordpress.com/2012/06/54642-3.jpg?w=248&h=165
O desenvolvimento do web currículo propicia a articulação entre os conhecimentos do
ResponderExcluircotidiano dos alunos, dos professores e da cultura digital com aqueles
conhecimentos que emergem nas relações de ensino e aprendizagem e com os conhecimentos do currículo escolar (plano de estudos). Manila.
Buscar a integração das TDIC com o currículo utilizando como apoio nas práticas educativas, motivação dos alunos e relação com as vivências do cotidiano. Rejane.
ResponderExcluirBuscar a integração com o TDIC juntamente com o currículo a articulação com os conteúdos. Cecilia
ResponderExcluirO desenvolvimento do web currículo propicia a articulação entre os conhecimentos do
ResponderExcluircotidiano do universo dos alunos, dos professores e da cultura digital com aqueles
conhecimentos que emergem nas relações de ensino e aprendizagem e com os conhecimentos considerados socialmente válidos e sistematizados no currículo escolar (SILVA, 1995). Os registros dos processos e produções desenvolvidos pelos sujeitos do ato educativo permitem identificar o currículo real (ALMEIDA, 2010), que decorre da recriação do currículo na ação. Giovana