segunda-feira, 15 de junho de 2015

Hipertexto e Hipermídia

Atualmente, muito se fala em redes. Convivemos com redes de todo tipo, por toda parte: redes de lojas, redes de TV, redes de computadores... Inventaram, já faz algum tempo, a Internet, que é uma rede de redes de computadores. E agora já falam até de conhecimento em rede e de inteligência em rede, imagine só! Que coisas serão essas? Você faz ideia? Que imagens ou conceitos trazem à sua cabeça essas expressões? 


A Internet, que conecta pessoas de todo o mundo, pode contribuir para que forjemos uma rede que reúne seres pensantes e coisas; rede que liga gente, computadores, impressoras, câmeras etc. Essa rede, a Internet, permite-nos saber como são; o que pensam; o que fazem; como vivem e como funcionam as pessoas, as sociedades, de toda parte do mundo, desde as que estão bem longe até as mais próximas de onde estamos. Pela Internet, podemos saber o que faz ou o que escreve alguém que está no Japão; é possível vermos como é a casa de alguém que mora na Austrália ou imagens na Antártica; e, até mesmo, saber o que está escrevendo, neste minuto, seu colega que está usando o computador aí ao seu lado. Os conceitos de hipertexto e de hipermídia são típicos da Internet.

Será que podemos fazer as mesmas coisas que fazíamos antes, usando computadores e Internet? 
Será que há coisas que não fazíamos na escola e que, agora, precisarão de nossa atenção? 
Será que há coisas novas que precisam ser ensinadas? 
Será que há coisas novas que precisam ser aprendidas? 
Será que podemos criar formas novas de ensinar e de aprender?
Temos a impressão de que há sim essas possibilidades. 

O hipertexto é um documento eletrônico composto de nodos ou de unidades textuais interconectados que formam uma rede de estrutura não-linear, por meio de links, que são as conexões feitas entre nós em um hipertexto. Os nós podem ser trechos, palavras, figuras, imagens ou sons no mesmo documento ou em outro documento hipertexto. Formado por uma série de parágrafos conectados eletronicamente entre si e com outros textos, através de múltiplas ramificações, trajetórias e enlaces, o hipertexto permite uma conexão mais próxima entre a forma do pensamento humano e sua representação escrita.

A hipermídia é a associação entre hipertexto e multimídia. Textos, imagens e sons tornam-se disponíveis à medida que o usuário percorre as ligações existentes entre eles. A WWW é o sistema hipermídia mais conhecido na atualidade. Sua independência de plataforma e a possibilidade de agregar novos recursos e serviços aos documentos apresentados implicam a facilidade de execução dos vários recursos pedagógicos.

SINTETIZANDO...

O texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial oferece um novo meio de leitura e de escrita, em que o usuário pode, segundo Alvarez (2002):
- interagir de maneira mais dinâmica com a informação;
- buscar e explorar significados com maior facilidade e eficiência;
- enfrentar o texto desde suas próprias necessidades e expectativas;
- vivenciar a experiência da aprendizagem por exploração e por descoberta. 
 A escrita eletrônica não se limita aos textos verbais, podendo os elementos de escrita serem palavras, imagens, sons, ações ou processos realizados por computador. Em vez de ler parágrafos, o leitor pode ver cenas em um vídeo, observar uma sequência de fotografias, ouvir uma narração oral ou escutar um fragmento musical.

Texto adaptado de: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/index.html

Imagem em http://sr.photos3.fotosearch.com/bthumb/CSP/CSP863/k8631365.jpg

Um comentário: