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Essa dificuldade em ousar, em
se autorizar está relacionada com o nosso processo de escolarização baseado
em uma tendência pedagógica tradicional na qual aprendemos a ouvir e obedecer,
que tinha o objetivo de formar sujeitos “passivos”, acríticos, que apenas reproduzissem
fielmente a ideologia dominante.
Com a emergência das
tecnologias digitais e telemáticas, abrindo outros espaços de produção de
conhecimentos e saberes este modelo de formação não atende as exigências de
um trabalho colaborativo nos ambientes da rede.
A colaboração exige autonomia e
não submissão, os sujeitos são pares, coautores nos diferentes processos de criação
e construção de sentidos que agora são viabilizados pelas interfaces de
comunicação assíncronas e síncronas, favorecendo a consolidação de uma
inteligência coletiva.
Os processos colaborativos são
permeados por trocas contínuas, pela socialização de diferentes olhares e
argumentações. Desta forma, não existe um sujeito que ocupe o lugar de
mestre, que detenha o conhecimento, este papel é descentralizado, já que cada
membro da comunidade tem um saber que pode ser socializado e partilhado com
todo grupo, originando novos conhecimentos e saberes que se ressignificam a
todo o tempo.
Nessa perspectiva, o trabalho
individual é fundamental para a construção do conhecimento, porém o processo
de aprendizagem ganha maior amplitude e dimensão, quando acontece também com
o trabalho coletivo (OKADA, 2003).
Trecho retirado de https://www.institutoclaro.org.br/uploads/nativosdigitais_lynnalves.pdf
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Faça uma reflexão sobre a sua experiência no curso, pensando nestes três aspectos. Se precisar, busque referenciais teóricos para explicar seu ponto de vista. Registre aqui nos comentários suas considerações:
Se você quiser ler o texto na íntegra, acesse:
https://www.institutoclaro.org.br/uploads/nativosdigitais_lynnalves.pdf
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Imagem em http://sr.photos3.fotosearch.com/bthumb/UNN/UNN010/u78659971.jpg
Penso que na informática não existe aquele que saiba tudo. Pela minha experiência estamos em constante aprendizado, pois essa área muda constantemente. Concordo que no processo colaborativo troca-se ideias, opiniões, um ajuda ao outro. Isso está muito bem aplicado a esse curso, pois temos pessoas que já vivenciam o uso do computador constantemente e tem colegas que não, e, no momento que sentamos juntas, nos ajudamos, participamos do aprendizado umas das outras.
ResponderExcluirPatricia Corso
As novas tecnologias abrem novos espaços de produção de conhecimentos e saberes em ambientes da rede. Exigindo colaboração e autonomia dos sujeitos envolvidos, entendendo-se como coautores nos diferentes processos de criação e construção de sentidos, favorecendo a consolidação de uma inteligência coletiva. Manila.
ResponderExcluirPara mim as tecnologias digitais foram muito bem vindas neste curso, pois elas ampliaram o leque de ideias e sugestões para serem exploradas na escola. A autoria, assim como a cooperação e a colaboração não podem faltar num ambiente tecnológico, onde a socialização de saberes levarão ao ápice da aprendizagem com prazer e significação. Giovana
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