Segundo Primo (2007) a web 2.0 tem repercussões sociais importantes, que potencializam processos de trabalho coletivo, de troca afetiva, de produção e circulação de informações, de construção social de conhecimento apoiada pela informática.
Os recursos da web 2.0 ganham cada vez mais centralidade nesse contexto, permitindo, por exemplo, aos alunos colaborar, envolver-se ativamente na criação de conteúdos e compartilhar ou trocar informações on-line.
Nesse contexto o uso de recursos da web 2.0 na educação por meio de serviços abertos, como é o caso dos wikis, blogs, dos microblogs e das redes sociais na internet (BLATTMANN; CORRÊA DA SILVA, 2007; CAMARGO, 2008; PIMENTEL et al., 2009; RECUERO, 2009; GUTIERREZ, 2010; LIMA, 2011) ganham cada vez mais espaço. Esses ambientes se tornam ricos espaços de trocas e fazem com que o assunto discutido ultrapasse as limitações espaço-temporal da sala de aula uma vez que “ganha” a rede e suas múltiplas possibilidades.
Fonte: Recursos da web 2.0 no contexto educacional: wikis, (micro)blogs e redes sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário